
Diferenças dos Níveis de Autismo segundo o DSM-5 TR
Queridos leitores,
Um Guia para Compreensão dos Níveis de Suporte Necessário
O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5ª Edição, Texto Revisado (DSM-5 TR) classifica o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em três níveis de suporte, levando em consideração a gravidade dos sintomas e a quantidade de apoio que o indivíduo necessita no seu dia-a-dia. Esses níveis são fundamentais para a definição de estratégias de intervenção e para garantir que cada pessoa receba o suporte adequado às suas necessidades.
Nível 1: Suporte Necessário
Indivíduos diagnosticados com TEA no Nível 1 apresentam dificuldades na comunicação social e comportamentos restritivos e repetitivos, mas esses desafios são relativamente leves. Eles podem ter sucesso com um nível mínimo de suporte. As características incluem:
- Dificuldades em iniciar interações sociais e responder adequadamente aos outros;
- Possibilidade de manter uma conversa, mas com algumas dificuldades em sustentar a reciprocidade social;
- Comportamentos repetitivos e interesses restritos causam interferência nas atividades diárias, mas são gerenciáveis com suporte.
Nível 2: Suporte Substancial
Indivíduos no Nível 2 necessitam de um suporte mais substancial devido às dificuldades mais pronunciadas na comunicação social e ao impacto mais significativo dos comportamentos restritivos e repetitivos. As características incluem:
- Déficits notáveis nas habilidades de comunicação verbal e não-verbal, mesmo com suporte;
- Dificuldades na interação social suficientemente graves para serem óbvias para observadores casuais;
- Comportamentos repetitivos e interesses restritos que frequentemente interferem com o funcionamento diário, mesmo com suporte em vigor.
Nível 3: Suporte Muito Substancial
Indivíduos diagnosticados com TEA no Nível 3 apresentam déficits graves na comunicação social e uma alta rigidez nos comportamentos restritivos e repetitivos. Eles necessitam de um suporte muito substancial para lidar com as demandas diárias. As características incluem:
- Déficits severos nas habilidades de comunicação social, com respostas mínimas às tentativas de interação social de outros;
- Dificuldade extrema em iniciar interações sociais e respostas limitadas aos outros;
- Comportamentos repetitivos e interesses restritos que interferem acentuadamente com todas as áreas da vida e são muito difíceis de redirecionar.
Conclusão
A classificação dos níveis de autismo segundo o DSM-5 TR permite uma melhor compreensão das necessidades individuais e a adaptação de intervenções e suportes específicos. Cada nível destaca a importância de um diagnóstico detalhado e de um plano de suporte personalizado para promover o bem-estar e o desenvolvimento das pessoas no espectro autista.